O que é Strass ?

Muitas pessoas ficam confusas com tanta variedade e possibilidades dentro do mundo dos acessórios. São muitos ‘brilhos”, mas cada um com sua particularidade. Nós da Elhaz estamos aqui pra te mostrar todas as diferenças.

Mas afinal, o que é o Strass ?

 O nome strass surgiu em 1775, quando o joalheiro George Friedrich Strass descobriu um processo para imitar diamantes usando pó de metal para revestir a parte inferior de pedras de vidro. Um processo muito parecido com a criação dos espelhos.

O novo processo aumentava a complexidade, brilho e qualidades reflexivas do vidro. A popularidade da gema aumentou continuamente e, finalmente, se espalhou por toda a Europa, ficando conhecida como strass. O nome de seu criador.

Atualmente o Strass pode ser de Vidro ou acrílico.

Esse fragmento de lapidado, revestido com uma camada refletora  não deve ser molhado pois pode perder seu revestimento e consecutivamente perde o seu brilho. Também pode se desprender da peça com o tempo e isso não é um defeito é apenas um processo natural da cola.

Como ele fixa nas peças?
Devido sua fragilidade ele não pode ser cravejado nas peças, por isso é colado com uma cola apropriada.
A sua cor é transparente, podendo ser tingida em diversas outras cores.

Strass Comum versus Strass Swarovski

Os strass Swarovski são feitos especificamente pela empresa Swarovski e são considerados top de linha por causa de sua alta qualidade. O austríaco Daniel Swarovski revolucionou o negócio de joias em 1891 com sua invenção da máquina de cortar vidro, que corta vidro lapidado com brilho, superando qualquer cristal cortado à mão. Esse desenvolvimento permitiu produzir uma bela pedra acabada mais rapidamente. Conhecido como “Strass Swarovski”, esse processo continua a ser usado em todo o mundo.

Imagem de Divulgação. Pets feitos em cristais Swaroviski

Strass Comum versus Zircônia

Diferente do Strass, a Zircônia pode ser molhada, pois se molhada ela não perde o brilho. Falamos mais dela Aqui nesse Post:Pedra de zircônia

Como ela fixa nas peças?
A zircônia é uma pedra por isso tem maior resistência. Assim permitindo que seja cravejada nas peças.

Agora, para reconhecer qual pedra está na sua peça é muito simples, basta olhar atrás da peça e colocá-lo contra a luz, se a luz passar pelas pedrinhas, você tem uma peça cravejada de zircônias, se a luz não passar, ou nem conseguir ver o fundo das pedrinhas então tem uma peça com Strass.